sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vidro Temperado (Blindex)

Todo mundo conhece por "Blindex", mas Blindex é somente uma marca, o nome de uma das primeiras fábricas a vender o vidro temperado.

O Vidro temperado é feito a partir do aquecimento do vidro comum (sem tempera). Onde é colocado a peça em um forno, com aproximadamente 600ºC de temperatura, e depois é resfriado controladamente.  

Para se fazer uma janela ou porta, é necessário, em primeiro lugar fazer um projeto da peça. Visitando a obra, e para medir e analisar o vão onde será instalado a janela.

O vão deve estar totalmente requadrado, acabado, para que se possa ter as medidas finais. É preciso que o vão esteja no esquadro, ou seja, no nível e prumo, para que as medidas sejam equivalentes.

A partir dai é feito um projeto, onde é analisado, qual tipologia vai ser mais eficiente, que possa transmitir iluminação e ventilação ao ambiente, tendo um bom funcionamento.

No projeto é preciso decidir quais itens vão ser usados para fixar o vidro, perfis de alumínio ou ferragens.

Segue abaixo algumas fotos de obras com vidros temperados. Nas próximas postagens estaremos falando mais um pouco sobre os diferentes tipos de janelas que poderemos fazer.